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Arquitetos: IDOM
- Área: 8870 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Aitor Ortiz
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Fabricantes: EQUITONE, Acciona, Ascensores Enor, CUBREGAL, Cortizo, Inasus, Mosaicos Solana, Orona S. Coop., Rendal, Rinol Rocland Suesco, Rodiñas Pretensados, Textiles Estructurales, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada do trem de alta velocidade à cidade foi acompanhada pela transformação da estação ferroviária atual em uma estação intermodal que está se tornando o complexo central do transporte público na cidade e sua área de influência, proporcionando aos usuários a possibilidade de combinar diferentes meios de transporte público (trem e ônibus) de forma rápida e eficiente em um ponto muito próximo ao centro da cidade.
Construir na periferia da cidade - relação com o entorno imediato e distante. O novo terminal de ônibus contribuiu para a reconfiguração da periferia urbana que margeia o vale do Sar. Esta condição de limite caminha de mãos dadas com a possibilidade de transformar o edifício em um mirante para seu entorno imediato, os Brañas e a Igreja Colegiada do Sar, assim como seu entorno distante, a Cidade da Cultura.
A estrutura está concentrada na área central do edifício para evitar interferência com as plataformas e facilitar a movimentação de veículos e pessoas. Em ambos os lados há dois grandes balanços que cobrem as plataformas para protegê-las do tempo.
Esta mesma geometria é reproduzida na cobertura do piso superior, mas nesse caso o plano está inclinado para ajudar a adaptar sua escala às diferentes características de seu entorno, uma maior altura em direção às pistas e plataformas, um volume mais contido em direção à margem da cidade e do parque, protegendo os espaços de espera e de convivência. Esta mudança de escala também torna possível diferenciar os usos desde a entrada. Ao sul há um grande terraço no qual se instala a cafeteria, e que é desfrutado tanto pelos usuários quanto pelos residentes de Santiago. Ao norte, os serviços estão agrupados em volumes baixos que sobressaem do perímetro envidraçado.
Organização interna do terminal de ônibus. O terminal de ônibus está organizado em dois andares sobrepostos, com o inferior contendo a área das plataformas e as vias de circulação e manobra dos veículos, e o superior contendo o espaço que abriga os serviços necessários para atender aos passageiros.
Sustentabilidade - Sistemas passivos. O grande plano da cobertura é pontuado por clarabóias longitudinais que garantem que a luz natural chegue a todos os espaços internos. A extensão do teto impede que a luz direta do sol incida no interior do terminal, evitando a necessidade de usar sistemas de ar condicionado na maior parte do ano. Uma caldeira de biomassa é utilizada para a produção de calor.
O vão estrutural é ampliado por uma estrutura leve de perfis metálicos e revestidos para melhorar a proteção em relação à chuva dos passageiros que aguardam nas plataformas.